dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Trigo    
Trigo sequeiro pode substituir importação
Cereal produz 2 toneladas por hectare e conta com até 3 milhões de hectares de área disponível para plantação no Cerrado do Brasil-Central
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
29/04/2011

Considerado o patinho feio da triticultura, o trigo sequeiro produz menos que o trigo irrigado. Por outro lado, pode ser capaz de suprir a importação de, aproximadamente, 5 milhões de toneladas do cereal no país. É o que afirma Walter Quadros, pesquisador da Embrapa Cerrados. Ele diz ainda que o trigo sequeiro, apesar de produzir pouco, conta com uma área de plantio disponível bem maior, de aproximadamente 3 milhões de hectares.

— Inicialmente, o Brasil é um grande produtor de trigo. Dos 10 milhões de toneladas que consumimos, 5 milhões têm que ser importados. O trigo do Cerrado poderia suprir esses 5 milhões sem a necessidade de importação — explica o pesquisador.

Segundo ele, existem duas épocas de plantio de trigo no Cerrado. A primeira seria o inverno, quando se planta o trigo irrigado, de produtividade bastante alta que gira em torno de sete toneladas por hectare. Por outro lado, ele deve ser plantado em uma área muito pequena, já que necessita de irrigação.

— A outra opção seria  o trigo sequeiro, produzido em safrinha e plantado de janeiro a final de fevereiro. Esse trigo produz três vezes menos que o trigo irrigado, alcançando em torno de 2 toneladas por hectare. Mas estamos falando de uma área total de 2 ou 3 milhões de hectares. Enquanto que no trigo irrigado estamos falando em milhares de hectares, no trigo sequeiro estamos falando em milhões de hectares. Isso faz muita diferença, apesar da menor produtividade — garante Walter.

Pelo fato da menor produtividade, o produtor do trigo sequeiro costuma evitar gastar muito para produzir e, segundo Quadros, o principal problema desse trigo é a doença chamada brusone. Nesse caso, existem fungicidas que podem prevenir o aparecimento desse fungo e esse investimento deve ser feito.

— Existem também outras manchas foliares, mas o controle é mais fácil e elas diminuem menos a produtividade. Portanto, com relação às doenças, deve-se prestar bastante atenção à brusone e fazer aplicações fúngicas no início do espigamento. Já na questão de pragas, existem algumas lagartas que preferem áreas mais secas, portanto, atacam mais o trigo sequeiro. Nesses casos, o controle também deve ser feito — orienta.

Em relação ao manejo, Walter afirma que o produtor não pode plantar muito tarde. Ele diz que, se o agricultor plantar depois de fevereiro, entrando no mês de março, pode faltar água durante o enchimento de grãos, já que no Cerrado, a partir de abril e maio, as chuvas começam a ficar escassas e, a partir do final de maio, praticamente não há mais chuvas.

Para mais informações sobre o trigo sequeiro, basta entrar em contato com a Embrapa Cerrados através do número (61) 3388-9945.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada